Coord. Infantil e Fundamental l
Fátima Santos
Nesses anos de caminhada a intencionalidade pedagógica do Colégio Carlos Chagas Filho é a de ampliar conhecimentos em áreas diversificadas que geram interesse e envolvimento do aluno tanto na regularidade da matriz curricular do período da manhã quanto nas atividades complementares do período da tarde.
Nossa escola é um lugar de descobertas. onde as aulas são enriquecidas com atividades culturais e educativas. as crianças são estimuladas a participar das modalidades esportivas através do lúdico começando como brincadeiras. as regras das modalidades são inseridas inicialmente sem muita cobrança. mas com frequência, fazendo com que haja a internalização das mesmas através de um curto espaço de tempo. conciliando a coordenação motora ao equilíbrio emocional.
Dentre as modalidades esportivas temos a esgrima que promove o desafio, estimula os praticantes nas relações de movimentos, juntamente com controle de emoções, sentimentos, etc., desenvolve o pensamento rápido, a construção de estratégias e a mudança de decisão.
No JUDÔ. a meta principal é a procura de um equilíbrio entre o corpo e a mente em situação de combate. Dessa maneira, valoriza-se o respeito pelo ser humano, o raciocínio e a coordenação motora.
A CAPOEIRA é rica em movimentos diversos, como flexibilidade, agilidade, lateralidade e espaço temporal, desenvolvendo a grande facilidade de desempenhar o afetivo, o social e o cognitivo do ser.
O FUTSAL, para crianças menores, resulta numa aprendizagem lúdica que deve ser levada como brincadeira que incentiva a criança a gostar do esporte. Na prática do futsal, o principal atrativo para as crianças é o jogar. É uma atividade que traz o autoconhecimento. a percepção corporal, temporal e espacial que a criança passa a ter, a potencialização de alguns processos mentais, além do domínio das habilidades motoras e físicas e, principalmente, inteligência tática. que se revela na relação entre a percepção e a tomada de decisão necessária para solucionar os problemas apresentados no jogo.
Enfim é como a criança se move, aprende e como manifesta suas emoções e sentimentos, durante o jogo, tanto na vitória como na derrota.
A dança é uma forma divertida de expressão do corpo humano. Enquanto mexem o tronco, as pernas e braços, os alunos aprendem sobre o desenvolvimento físico. É um ótimo recurso para desenvolver uma linguagem diferente da fala e da escrita, aumentar a sociabilidade do grupo e quebrar a timidez. A prioridade é levar a criança a ter consciência corporal e a entender como o corpo dela se relaciona com o espaço. A dança é a Única manifestação artística que realmente integra o corpo e a mente.
Nossos grupos de TEATRO trabalham as expressões corporais, a entonação de vozes, propiciando ao aluno colocar-se nos lugares dos personagens, para que viajem no tempo e conheçam novos dialetos e maneiras de viver. É muito enriquecedor.
É importante entender a ludicidade como instrumento do processo de alfabetização e de utilização do teatro para alfabetizar. As peças teatrais são grandes aliadas no desenvolvimento afetivo, cognitivo e psicossocial da criança.
O teatro, dentro deste contexto, tem a função de integrar, socializar ideias e acima de tudo desenvolver sua aprendizagem de uma maneira lúdica.
Para nós é importante equilibrar o uso da tecnologia com outras atividades que promovam o desenvolvimento holístico das crianças, como atividades físicas, interações sociais e brincadeiras ao ar livre. Na busca pelo equilíbrio entre o uso de recursos digitais e das opções fora das telas no ambiente escolar, surge também a preocupação em manter a criança estimulada a ler. “Usando tecnologia ou não para estimular a leitura, a conexão é o que importa”. Assim geram competências na aquisição de conhecimento.
É fácil perceber os papéis fundamentais dentro da nossa área educacional, onde se destacam o protagonismo dos estudantes e a mediação dos professores. Eles contemplam temas e saberes de disciplinas diversas nas turmas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I, onde se utilizam smartphones, aplicativos, óculos da realidade virtual, educação tecnológica que promovem a interação entre os objetos virtuais no mundo real e a construção de uma experiência em que o físico e o digital não tenham distinção.
Manhã: Linguagem Oral e Escrita / Ciências Sociais e Naturais / Informática / Inglês / Arte / Música / Educação Física / Matemática / Lego Educacional (Trabalho interdisciplinar envolvendo várias áreas do conhecimento. Desenvolvimento de trabalho em equipe e Socialização, o Lego Educacional será desenvolvido ao longo do ano letivo).
Tarde: Atividades complementares para o Infantil 5:
Arte / Teatro / Capoeira / Judô / Futsal / Dança / Cozinha Experimental / Esgrima / Pluralidade cultural, saúde, meio ambiente, consumismo, cidadania e valores são temáticas desenvolvidas nas disciplinas curriculares e dinâmicas de grupo.
Traga seu filho para o Colégio Carlos Chagas Filho.